MyPin – Tudo no seu tempo, do seu jeito


Já perdeu um show que queria muito ir porque esqueceu de comprar ingresso? Ou ficou perdido entre os grupos do WhatsApp, e-mails e prints tentando lembrar o horário daquela viagem ou evento?
A verdade é que, hoje, nossa vida social e profissional está espalhada por dezenas de apps. A agenda está no Google, o ingresso na caixa de e-mail, o lembrete veio por DM, e o check-in… bom, esse a gente lembra na hora (ou não).
Foi nesse caos que nasceu o MyPin: um app pensado para centralizar suas experiências. Shows, viagens, eventos, cursos, encontros.
Tudo num só lugar, organizado, visual e sincronizado com você. Esse projeto explora como aplicar processos de UX para transformar o MyPin em uma ferramenta realmente útil, acessível e desejada. Mais que um app, é um assistente pessoal pra sua vida fora do trabalho.
Contexto
Hoje, 1 em cada 3 brasileiros utiliza mais de 5 plataformas diferentes para gerenciar sua vida social (Fonte: Statista, 2024), o que leva à fragmentação de informações, esquecimentos e experiências frustradas.
65% dos usuários de eventos relatam já ter perdido algum compromisso por falha de organização ou falta de lembrete (Fonte: Eventbrite Insights). Ao mesmo tempo, a comunicação entre organizadores e participantes é ineficaz: notificações se perdem entre e-mails, WhatsApp e redes sociais.
Onde os usuários gerenciam seus eventos hoje?
Fontes: Statista (2024) – "Number of apps used by average mobile users for productivity and scheduling"
Eventbrite Insights Report 2023
DataReportal / Hootsuite + We Are Social (2024)
“The Fractured Experience Era” – UX Collective
Já esqueceu de um evento que havia agendado?
Quantidade média de apps usados para organizar compromissos


OBJETIVO DO PROJETO
Desenvolver uma experiência digital intuitiva, acessível e centralizada para usuários que desejam organizar seus eventos, viagens e compromissos em um único lugar.
O objetivo é reduzir a fragmentação de informações e o esquecimento de atividades, ao mesmo tempo em que promovemos praticidade, autonomia e confiança no planejamento pessoal.
Queremos transformar o MyPin em um verdadeiro assistente de vida, mais do que um app de calendário, uma plataforma de experiências organizadas do seu jeito.
User Ressearch
Para compreender melhor as dores e comportamentos das pessoas que lidam diariamente com eventos, viagens e experiências, conduzimos entrevistas com 10 participantes, entre usuários finais e organizadores que já utilizam diferentes ferramentas para gerenciar suas agendas.




Arquitetura da Informação
Construímos um mapa claro da estrutura do aplicativo, definindo as principais seções e fluxos de navegação. Isso garantiu que as informações estivessem organizadas de forma acessível e coerente com os objetivos do usuário.


Wireframe
Transformamos insights em estrutura e vimos como seria navegar por uma causa.








Conclusão
Mais do que criar uma interface bonita, esse projeto me fez refletir sobre como o design pode conectar pessoas a propósitos. BePart reforçou minha visão de que boas soluções surgem quando entendemos o contexto, as dores e os desejos das pessoas. Cada tela carrega o potencial de gerar impacto — e esse é o tipo de design que eu acredito.
Durante o processo, exercitei minha capacidade de:
Traduzir dados em decisões estratégicas
Equilibrar empatia e usabilidade com intenção
Comunicar ideias de forma clara e funcional